Abram alas que o Bloco das Ilusões também chegou

 

Galo da Madrugada - Recife, PE

 

27 de setembro de 2013

Abram alas que o Bloco das Ilusões também chegou

Agremiação lírica fez seu espetáculo à parte na noite de abertura da nova temporada da Quinta no Galo

Por Anderson Maia

Integrantes se apresentaram e fizeram público dançar junto, ao som de saudosos frevos de bloco. (Fotos: Anderson Maia)

 

“Escuta boêmio de São José, o Bloco das Ilusões já chegou / trazendo em seu violão as canções que nunca mais ninguém tocou”. O verso de uma das canções-tema do bloco lírico que figura entre os mais tradicionais do Recife retrata bem o momento de prazer e nostalgia que a agremiação proporciona, aos amantes do frevo de bloco, todas as vezes em que se apresenta. Ontem não foi diferente. Durante a noite de abertura da nova temporada da Quinta no Galo, no Palácio Enéas Freire, o grupo fundado pela saudosa D. Carminha Freire – esposa do fundador do Galo da Madrugada e também saudoso Enéas Freire – fez um show à parte, contagiando a todos os foliões presentes no espaço. Como já é de tradição durante o momento lírico do evento, público mistura-se aos componentes num só coro e paixão, envoltos de serpentinas jogadas no salão e recordando os antigos carnavais do Recife.

“Para mim, é mais uma retomada muito gratificante, até porque temos, a cada ano, superado nossas próprias expectativas. Os novos integrantes vestem, de fato, a fantasia, e incorporam a alegria do bloco. Isso é o que nos motiva, mais e mais, a dar início a esses aquecimentos, sempre com o objetivo de manter e renovar a nossa cultura, tanto do lirismo como do frevo como um todo”, afirma Ana Nery Menezes, presidente da agremiação.  Filha do casal fundador do Bloco das Ilusões e do Galo da Madrugada, ela destaca a satisfação que é poder dar continuidade ao sonho dos pais, que é a manutenção da cultura do frevo, só que, hoje, de forma mais abrangente, fora do período de momo. “É com grande prazer que trazemos esses festejos já em setembro, que todos os nossos foliões, bem como os de fora, possam, desde já, começar a aquecer a fim de que tenhamos um grande carnaval em 2014”, completa Ana Nery.

O Bloco das Ilusões comemorou também, durante o lançamento da nova temporada da Quinta no Galo, o aniversário de sua mais antiga integrante em atividade, Júlia de Souza, a querida “Dona Juju”. Os 85 anos, completados no último dia 11, foram celebrados com direito a buquê de flores, bolo e guaraná, durante a festa na sede do Galo. Assídua em todas as edições da Quinta no Galo, sempre trajada com as fantasias do seu bloco do coração, Juju está entre as personalidades mais queridas e admiradas do evento.


Dona Juju recebeu homenagem do Bloco das Ilusões e do Galo pelos 85 anos. Integrante é presença marcante em todas as Quintas no Galo.

 

 

 

Cadastre seu email e fique por dentro das novidades

Comentários