Galo da Madrugada promete grandioso desfile na sua volta às ruas do Recife, neste sábado (18)

 

Galo da Madrugada - Recife, PE

 

14 de fevereiro de 2023

Galo da Madrugada promete grandioso desfile na sua volta às ruas do Recife, neste sábado (18)

Em percurso de 6,5 km e com nove horas ininterruptas de música ao vivo, o maior bloco de carnaval do mundo celebra, em seu 44º desfile, a vida, o frevo e o centenário de Enéas Freire, idealizador e um dos fundadores da agremiação

Um desfile, certamente, pra ficar na história! É o que promete o Clube das Máscaras O Galo da Madrugada para a sua grande retomada – após quase três anos sem sair às ruas. No próximo dia 18, tradicional Sábado de Zé Pereira, a maior agremiação carnavalesca do planeta (título reconhecido pelo Guinness Book, o livro dos recordes) promete fazer a festa para um público estimado de mais de dois milhões de foliões em seu 44º desfile. O evento, que tem como tema “Viva a Vida, viva o Frevo, viva Enéas” e homenageia ainda o saudoso artista plástico Ary Nóbrega e o cantor Claudionor Germano, tem início às 9h, partindo do Forte das Cinco Pontas com destino à Rua do Sol, contando com seis carros alegóricos e 30 trios elétricos. Os últimos detalhes do desfile foram anunciados em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (14), na sede do bloco.

“Pro Galo, é algo de uma importância sem tamanho esse retorno, pode voltar a ter esse contato com o folião e a levar alegria para o público, através do nosso desfile de fantasias, de alegorias, dos trios, dos artistas, de toda essa festa que levamos às ruas. Isso é a essência, a razão de ser do Galo da Madrugada, é uma questão até vital”, afirma Rômulo Meneses, presidente e um dos fundadores da agremiação, criada em 23 de janeiro de 1978, com o intuito, justamente, de trazer de volta às ruas da capital pernambucana o carnaval de rua, em declínio naquela época.

O circuito de 6,5km, com nove horas e meia, ininterruptas, de muito frevo, irá contar com nomes já consagrados da música pernambucana, como Gustavo Travassos, Quinteto Violado, Almir Rouche, André Rio, Marron Brasileiro, Gerlane Lops, Bia Villa-Chan, Geraldinho Lins, Nena Queiroga, entre outros. “Todos os 30 trios do Galo serão, como de tradição, comandados por artistas locais, alguns trazendo como convidados nomes de outras partes do país”, explica Rômulo. 

Entre os visitantes, este ano, está, pela primeira vez no maior bloco do mundo, a paraibana Juliette, além de Gaby Amarantos, Fafá de Belém, Pabllo Vittar, Maria Gadú e Luiza Possi, entre outros. “É um intercâmbio cultural muito importante, no qual os artistas pernambucanos têm a oportunidade de mostrar, aos de outras partes do país, a riqueza da nossa música. Isso já rendeu, nos últimos anos, ótimos frutos, como a inclusão do frevo nos repertórios de discos e shows de cantoras como Joelma, Fafá e Vanessa da Mata, tudo a partir de suas experiências aqui no Galo”, comemora Guilherme Menezes, diretor de Marketing do bloco.

Carros Alegóricos e fantasias

Antes da passagem dos trios, abrem o desfile os tradicionais carros alegóricos, assinados, este ano, pelos artistas plásticos Sandro Nóbrega – filho de Ary Nóbrega, falecido em abril de 2020 – e Acácio Damasceno. As alegorias, como não podia ser diferente, fazem alusão ao tema e aos homenageados do bloco. “Primeiro, vem o abre-alas, com o já tradicional Galo com cerca de quatro metros de altura, todo retocado e com muito brilho e colorido pra dar as boas-vindas aos foliões. Em seguida, o carro dos clarins, que vem com uma homenagem a seu Enéas, e outro homenageando Ary, com um busto de dois metros de altura”, conta Sandro, que já auxiliava o pai há seis anos na elaboração dos elementos.

O cortejo conta ainda com mais dois carros em alusão ao tema deste ano: “Um, vem celebrando a vida, com quatro elementos vitais, que são a água, as florestas, de onde vem nosso oxigênio, o Sol e, por fim, o homem. No outro, em homenagem ao frevo, resolvemos reverenciar também os músicos e artistas, que ficaram parados esse tempo todo (de pandemia)”. Por fim, vem o tradicional carro do “Bonde”, com alusão ao Recife dos antigos carnavais. “É um sentimento de muita emoção poder fazer um trabalho para milhões de pessoas verem. O folião pode aguardar muita alegria e colorido nessas alegorias”, finaliza Sandro.

Já os figurinos dos destaques das alegorias – cerca de 80 fantasiados- foram confeccionados pelos carnavalescos Francisco Câmara e Anderson Gomes. “No carro abre-alas, acompanham a escultura gigante do Galo figurantes representando os passistas de frevo e também os quatro elementos da vida, que são a água, o ar, o fogo e a terra. Nele, estarão ainda o rei e a rainha do Carnaval 2023 do Recife”, adianta Francisco, que assina ainda as fantasias dos carros “Viva Ary Nóbrega” e “Viva a Vida “. No primeiro, os destaques vêm representando os diversos temas desenvolvidos por Ary nos carnavais do Galo; já o segundo traz os três elementos formadores da raça brasileira”, completa.

Gomes, por sua vez, é responsável pelas fantasias dos carros “Viva o Frevo”  – cujos figurinos recriam temas de frevos famosos, como Vampira, Roda e Avisa e Chuva de Sombrinhas – e “O Bonde, que irá trazer 19 desfilantes com trajes que remontam os carnavais do passado. “Também iremos destacar, nesse carro, personagens da arte da xilogravura de cordel de J. Borges (que assina a camisa oficial 2023 do Galo),como cordelista, palhaços, guerra de flores, diabo, colombina, pierrot, melindrosa e Recife cidade do Sol”, detalha Anderson.

Maior do mundo em todos os números

Declarado, em 1994, pelo Guinness Book (o livro mundial dos recordes) como o maior bloco de carnaval do mundo – após constatação, no carnaval do ano anterior, de mais de um milhão de foliões nas ruas do Centro do Recife, durante o desfile da agremiação -, o Galo da Madrugada mantém o título até os dias atuais. Nos últimos anos, o clube tem reunido, no Sábado de Zé Pereira, mais de dois milhões de brincantes nos seis bairros do Recife que compõem o percurso. “A cada ano que passa, todos nós, diretores, que estamos na rua, trabalhando, constatamos que a multidão só aumenta. Este ano, então, nossa expectativa é de que tenhamos o maior Galo de toda a história”, aposta Rodrigo Menezes, vice-presidente da agremiação.

Para garantir toda segurança necessária ao gigantesco público do Galo, é realizada, previamente, uma verdadeira força-tarefa que envolve tanto a diretoria do bloco como órgãos do Governo do Estado e Prefeitura do Recife (entre eles, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, CTTU e Samu). “Realizamos três vistorias, tanto em trio elétrico quanto a pé, em todo o percurso do bloco. A primeira ainda no fim do ano anterior e as duas últimas nos dias que antecedem o desfile, a fim de identificar possíveis riscos, saná-los a tempo e, por fim, checar se já está tudo em ordem para receber o mega evento”, explica Rodrigo.

Sobre o gigantismo do bloco, o vice-presidente conta, ainda, duas curiosidades: “o Galo, parado (na concentração), com todas as alegorias, carros de apoio e trios, toma 1,5km de espaço na rua. Já o pico do bloco, quando ele, inteiro, já tem ocupado todos os 6,5 km do percurso, ocorre por volta das 12h30, momento em que o carro abre-alas têm chegado ao fim do percurso, na Rua do Sol, e o último trio já tem largado do Forte das Cinco Pontas”.

Apenas na diretoria do Galo, há cerca de 200 homens nas ruas, no Sábado de Zé Pereira, distribuídos em todo o percurso do desfile. Metade desses já ficam de pé a partir da noite da sexta-feira nos preparativos da festa. “Começamos às 21h com o bloqueio das ruas, quando os trios começam a chegar, e damos início à operação, que dura doze horas, para formar o Galo”, continua Rodrigo.

Além dos diretores, mais 1.500 homens, aproximadamente, são contratados para prestar apoio no percurso dos carros e trios. Um total de 4 mil trabalhos diretos, de acordo com a diretoria do maior bloco do mundo, gerados apenas no Sábado de Zé Pereira, entre artistas, apoio, cenografia, produção, entre outros setores. “Somente nos trios, são mais de 1 mil artistas se apresentando, simultaneamente, das 9h às 18h30, num total de nove horas e meia de música ao vivo, para o público”, completa Rodrigo. 

O vice-presidente lembra, ainda, que é proibido o porte de garrafas ou qualquer recipiente de vidro em todo o trajeto do desfile. “Haverá fiscalização em todas as pontes. Quem estiver levando esses produtos, deverão substituir por reservatórios de plástico”, orienta.

Estima-se, ao todo, geração de renda para cerca de 20 mil trabalhadores, diretos e indiretos, no desfile do Galo da Madrugada. Assim como nas últimas edições do bloco, centenas de catadores – cerca de 400 – de resíduos estarão posicionados ao longo do percurso.

Neste ano, o Galo da Madrugada tem como patrocinadores oficiais Brahma, Bradesco, Jeep, Esportes da Sorte, Vivo, O Boticário, Johnnie Walker Blonde, Pitú, Nacional Gás, Pão de Açúcar, Ministério da Cultura (por meio da Lei de Incentivo à Cultura), Governo de Pernambuco e Prefeitura do Recife. “É importante esse apoio que temos, tanto dos poderes públicos Federal, Estadual e Municipal, quanto das empresas privadas, as quais também têm acreditado e investido na cultura pernambucana e visto o retorno desses patrocínios”, avalia Rômulo.

Galo em São Paulo

O maior bloco do mundo também terá uma apresentação especial no carnaval paulista, tal como ocorrido nos dias de momo em 2020. A apresentação acontece na terça-feira de carnaval (21), no circuito do Ibirapuera (Obelisco) e espera reunir um público de aproximadamente 500 mil pessoas, como ocorrido na primeira edição. Dois trios elétricos animam os foliões.

Para o desfile em São Paulo, o Galo da Madrugada irá levar, do Recife, cerca de 70 pessoas – entre elas, o porta-estandarte, Fernando Zacarias, e o cantor oficial do bloco, Gustavo Travassos -, entre artistas, infraestrutura e apoio. Mais 500 trabalhadores, aproximadamente, da capital paulista, também estarão envolvidos na apresentação do galo, que já se tornou um dos principais atrativos do carnaval de rua paulista.

Serviço:

Galo da Madrugada – 44° desfile

Tema: “Viva a Vida, viva o Frevo, viva Enéas”

Data: 18 de fevereiro de 2023

Horário: das 9h às 18h30

Concentração: Forte das Cinco Pontas (Bairro de São José, Centro do Recife)

Término do desfile: Rua do Sol (com dispersão dos trios na Rua do Imperador)

Percurso detalhado:

  • Travessa do Forte
  • Forte das Cinco Pontas
  • Rua Imperial (sentido Praça Sérgio Loreto
  • Avenida Dantas Barreto (esquina com a Praça Sérgio Loreto)
  • Praça Sérgio Loreto (sentido Avenida Sul)
  • Avenida Sul (sentido Afogados)
  • Rua Saturnino de Brito (dobrando à direita para retornar pela Rua Imperial)
  • Rua Imperial (voltando para a Praça Sérgio Loreto)
  • Praça Sérgio Loreto (sentido sede do Galo da Madrugada)
  • Rua do Muniz (sentido Avenida Dantas Barreto)
  • Avenida Dantas Barreto (sentido Pra da Independência)
  • Praça da Independência
  • Avenida Guararapes (sentido Ponte Duarte Coelho)
  • Rua do Sol (sentido Praça da República)

Alegorias:

  • Carro Clarins “Viva o Galo” (com o rei e rainha do Carnaval do Recife 2023)
  • Carro abre-alas “Viva a Vida, Viva o Frevo”
  • Estandarte do Galo e Bandeiras de Pernambuco
  • Fantasias Galo 78 e bonecos gigantes Enéas Freire, Ary Nóbrega e Claudionor Germano
  • Estandartes de agremiações diversas
  • Cabeções e galos alegóricos
  • Carro “Viva Ary Nóbrega”
  • Carro “Viva a Vida”
  • Carro “Viva o Frevo”
  • Carro “O Bonde”

Trios elétricos:

  • Quinteto Violado / convidado: Guto Pimenta
  • Gustavo Travassos / convidada: Cíntia Barros
  • Orquestra de Bolso
  • Geraldinho Lins
  • Orquestra Metais / convidados: Ed Carlos e Jefferson Santa Rosa
  • Gerlane Lops / Convidado: Nego Thor 
  • Marron Brasileiro
  • Spok / convidada: Fafá de Belém
  • André Rio
  • Asas da América
  • Nena Queiroga / Convidado: Maria Gadú, Luiza Possi, Gaby Amarantos e Gabi do Carmo
  • Cristina Amaral / Isaar França / Orquestra 100% Mulher
  • Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério
  • Romero Ferro / convidados: Juliette e Pabllo Vittar
  • Almir Rouche
  • Almério
  • Fabiana Pimentinha
  • Bia Villa-Chan
  • Michelle Melo / convidados: Conde Só Brega, Léo do Coque, Banda Vicio Louco e Banda Boa Toda 
  • Nonô Germano / convidados: Clau Malu, Gabriel Vaqueiro, Lummi, Ceceu Valença 
  • Banda Som da Terra
  • Benil
  • Orquestra Perfil / Telmo Santiago / convidado: Larissa Lisboa 
  • Forró do Muído
  • Banda Inove
  • Orquestra Universal / Loirão
  • Banda Pinguim
  • Banda Luará

Camarote oficial

Artistas Chico César, Charles Theone, Lenine, Geraldo Azevedo, Margareth Menezes, Otto e Fred 04 estarão no camarote oficial para os duetos. 

Cadastre seu email e fique por dentro das novidades

Comentários