O povo quer frevo o ano inteiro!

 

Galo da Madrugada - Recife, PE

 

27 de setembro de 2013

O povo quer frevo o ano inteiro!

Abertura da nova temporada da Quinta no Galo, em pleno mês de setembro, comprovou a atemporalidade do ritmo pernambucano, que contagia de crianças a idosos

Por Anderson Maia

Até parecia que já estávamos em meados de janeiro ou fevereiro, diante da visão do Palácio Enéas Freire, na noite de ontem (26). A abertura da temporada 2013 /2014 do projeto Quinta no Galo reuniu centenas de foliões na sede do maior bloco do mundo, todos ansiosos em matar a saudade, principalmente, do ritmo mais contagiante da cultura pernambucana: o frevo. Desde a tradicional apresentação saudosista do Bloco das Ilusões à apoteótica performance do anfitrião Gustavo Travassos, atração principal da noite, ninguém conseguiu ficar parado e caiu no passo, ensaiando, quem sabe, já para os dias de momo em 2014. A festa contou, ainda, com apresentação de outras manifestações carnavalescas do Estado, como caboclinhos e maracatus.

“Precisamos desfazer esse estigma de que o frevo é restrito apenas ao carnaval. É uma música como outra qualquer e, por isso, deve ser curtida, dançada e cantata o ano inteiro. É isso que o Galo tem procurado promover, através das Quintas no Galo, a fim de que os foliões, não só do Recife, mas de outras cidades, Estados e até países, brinquem e matem saudades desse ritmo, como temos visto aqui, neste momento”, comemorou o presidente do Galo da Madrugada, Rômulo Meneses.

De fato, foliões de outras localidades, como de costume em todas as temporadas da Quinta no Galo, também vêm conhecer ou curtir novamente o contagiante ritmo pernambucano. Até mesmo os do outro lado do planeta. Natural de Tókio, capital do Japão, o professor Sachio Miura, 67 anos, não escondeu a paixão e encanto pelo frevo. Ao lado da esposa, ele não se contentou em ser apenas expectador e, como é próprio do carnaval de Pernambuco, também fez sua própria performance no salão da sede do Galo. “Gosto muito do carnaval daqui e, principalmente, do frevo. Já vim ao Galo duas vezes e, com certeza, voltarei em outras oportunidades”, garantiu o professor.


Gustavo Travassos foi a primeira atração musical da nova temporada do projeto.

Primeira atração da nova temporada da Quinta no Galo, o cantor Gustavo Travassos comparou sua emoção naquele momento à primeira vez em que subiu ao palco ou esteve à frente do trio elétrico oficial do Galo. “Estou de mão fria, gelado, mas também muito feliz. Trazer o frevo de volta, nessa época de recomeço, início de verão, é de uma emoção tremenda. Ainda mais  porque estou, também, com convidados muito queridos, hoje”, externou o cantor, que dividiu o palco com outros ícones da música pernambucana, como André Rio, Ed Carlos e Nádia Maia. O projeto Quinta no Galo segue até o término do carnaval de 2014, todas as quintas-feiras, sempre com atrações musicais e apresentações de grupos culturais.

Homenagem

A abertura da nova temporada da Quinta no Galo também teve seu momento de emoção. Após a apresentação do maracatu rural Leão Formoso, primeira atração da noite, o presidente Rômulo Menezes prestou uma homenagem ao líder do grupo, mestre Nazaré, falecido há quase um mês. Às lágrimas, ele chamou ao palco filho e viúva do amigo e colaborador do Galo, para a entrega de uma placa de homenagem que resumia, num pequeno texto, a importância de S. Nazaré para o Clube das Máscaras e para a cultura pernambucana. “Não só eu, como todos do grupo, ficamos muito felizes com a homenagem. Não estávamos preparados para esse momento, viemos para cá, hoje, como se fosse mais uma apresentação, pois sabemos que ele está aqui conosco. Ao mesmo tempo, ficamos muito emocionados e gratos por todo carinho e apoio que o Galo nos dá. Daremos continuidade ao trabalho, como meu pai sempre quis”, revelou Paulo Alexandre, que também se apresenta como caboclo de lança.


Viúva e filho de S. Nazaré receberam placa de homenagem do Galo ao amigo e colaborador do Clube.

Também foi homenageada, na noite de ontem, a foliã, fundadora e integrante do Bloco das Ilusões Júlia de Souza, a popular “Dona Juju”, pelos 85 anos de idade, completados no último dia 11.

 

 

Cadastre seu email e fique por dentro das novidades

Comentários