GALO DA MADRUGADA MANTÉM GRANDIOSIDADE E REÚNE MAIS DE 2 MI PELO CENTRO DO RECIFE

 

Galo da Madrugada - Recife, PE

 

2 de março de 2025

GALO DA MADRUGADA MANTÉM GRANDIOSIDADE E REÚNE MAIS DE 2 MI PELO CENTRO DO RECIFE

Considerado, desde 1995, o maior bloco de carnaval do mundo, agremiação realizou mais um espetáculo de rua pra ficar na história e uniu alegria com praticas de inclusão e sustentabilidade.

Teve um pouco de Sol e de chuva, teve alegria de sobra e teve foliões de todas as partes do Brasil e do mundo pra celebrar a grandiosidade do carnaval pernambucano. Num desfile que teve como tema “Pernambuco: do Galo ao Bacalhau, viva o Carnaval”, o Clube das Máscaras O Galo da Madrugada reuniu, no último dia 1°, cerca de dois milhões e meio de pessoas, ao longo dos seus 6,5 km de percurso e mais de nove horas de espetáculo ao ar livre. Uma festa que, além de irreverência, colorido e folia, mostrou também que é possível – e necessário – unir carnaval com responsabilidade social e ambiental, já que o Galo também levou às ruas do Centro do Recife ações de inclusão e sustentabilidade.

“Mais uma vez, fizemos junto com nossos foliões um desfile pra entrar na história. Muito além dos 30 elétricos e os cerca de 100 artistas e 900 músicos que se apresentaram, simultaneamente, das 9h às 18h30 do Sábado de Zé Pereira, mostramos ao mundo nosso carnaval democrático, feito por todos e para todos, além, claro, de cumprir com nossa responsabilidade social, através de ações de inclusão, geração de renda e de preservação do meio ambiente. Podemos dizer que a festa foi completa”, comemora Rômulo Meneses, presidente da agremiação que completou, em fevereiro deste ano, 47 anos de fundação e que desde 1995 ostenta o título de maior bloco de carnaval do mundo.

 

Um dos pontos forte do Galo este ano foi a estreia da Ala da Acessibilidade, que trouxe, na abertura do desfile do Sábado de Zé Pereira, cerca de 200 foliões, entre pessoas com deficiência e seus acompanhantes. O grupo contou, ainda, com profissionais de audiodescrição e libras, para auxiliar pessoas cegas ou com baixa visão, e também uma equipe anticapacitista para divulgação, inscrição e acompanhamento desses brincantes durante o traslado, recepção e condução ao longo do percurso.

“O que marca essa ação inédita na história do Galo é que a agremiação ofereceu uma ala do desfile acessível comunicacionalmente, composta por um carro de apoio, com distribuição de água, um trio elétrico, o que garantiu que pessoas com deficiência, de faixas etárias e classes sociais das mais diversas, pudessem cantar, dançar e participar juntas do maior espetáculo de rua do planeta”, comemora Liliana Tavares, responsável pela ação.

O espetáculo do dia 1° também foi marcado pela preservação do meio ambiente. O Galo repetiu o feito dos últimos anos e realizou, em tempo real, a coleta dos resíduos sólidos descartados durante o evento. Cerca de 300 catadores – entre eles, 60 desfilaram numa ala específica do cortejo, o “Bloco dos Catadores” – conseguiram coletar mais de onze toneladas de recicláveis ao longo dos mais de 6km, trabalho que movimentou cerca de R$ 82 mil às cooperativas envolvidas. Materiais como garrafas pet, latinhas de alumínio, plástico, papelão e  vidro tiveram sua devida destinação graças ao trabalho desse grupo.  “A cada ano, temos adotado estratégias de inclusão socioprodutiva de maneira efetiva, para garantir que o maior bloco do mundo continue sendo, também, o mais sustentável”, afirma Daniel Pernambucano, coordenador de sustentabilidade.

Daniel detalha, ainda, que o trabalho, este ano, atuou em três frentes: “montamos, num ponto estratégico do desfile, uma cabine de comercialização, para garantir a compra, de forma direta, dos autônomos a preço justo e, com isso, dar o devido reconhecimento pelo importante serviço prestado. Os outros dois pontos foram para coleta dos materiais, colhidos pelos catadores enquanto desfilavam”. Inovações que, segundo o coordenador, tiveram grande impacto no resultado deste ano. “O montante de resíduos coletados aumentou em 100% se comparado a 2024, o que também ajudou a aumentar a renda desses trabalhadores e a desonerar o meio ambiente, combatendo as mudanças climáticas através da destinação ambientalmente adequada dos recicláveis”, finaliza Daniel.

Pelo segundo ano consecutivo, o Galo realizou um desfile do Sábado de Zé Pereira com compensação de cem por cento do carbono emitido em todas as atividades que envolvem o desfile – deslocamento de trios elétricos e carros alegóricos, montagem de camarotes e deslocamento de trabalhadores, por exemplo. “Estamos finalizando todo o levantamento dos gases de efeito estufa gerados tanto durante o evento quanto na confecção e montagem do Galo Gigante erguido na Ponte Duarte Coelho para, a partir daí, compensá-los por meio de créditos de energia renovável”, explica Vinícius Hernandes, especialista em créditos de carbono e gerente de negócios da Ambipar, empresa especializada em projetos ambientais e parceira do Galo nessa iniciativa.

Hernandes explica como se dá a compensação: “a mesma quantidade de Co2 emitida pelo desfile do Galo será removida da atmosfera ou deixará de ser gerada em outro lugar, por meio de projetos ambientais certificados. Isso é feito através da compra de créditos de carbono, no qual cada crédito equivale a uma tonelada de Co2 evitada ou capturada”, detalha. 

ARTISTAS LOCAIS E NACIONAIS FIZERAM A FESTA DURANTE MAIS DE SEIS HORAS DE DESFILE

Folia, alegria e a famosa “embriaguez do frevo, que entra na cabeça, depois toma o corpo e acaba no pé” foi o que não faltou das 9h às 18h30 do Sábado de Zé Pereira, durante o desfile do maior bloco do mundo. No comando dos 30 trios elétricos que animaram cerca de dois milhões e meio de foliões do Forte das Cinco Pontas à Praça da Independência – início e fim do desfile, respectivamente -, artistas como Gustavo Travassos, Nena Queiroga, Almir Rouche, André Rio, Bia Villa-Chan, Gerlane Lops, Elba Ramalho, Marron Brasileiro, Maestro Fórro, Spok, Michelle Melo, Almério, Romero Ferro, Nonô Germano, Quinteto Violado  e Som da Terra defenderam, com muita garra e talento, a grandiosidade do maior bloco do mundo e dos ritmos pernambucanos. Sob o Sol escaldante ou embaixo de chuva, o pique e a alegria não fugiram em nenhum momento, tanto de quem estava em cima do trio quanto de quem estava no meio da multidão.

A pernambucana Priscila Senna, que já esteve no Galo anos atrás, esteve entre o time de convidados deste ano, que contou ainda com outros grandes nomes da música nacional como Pabllo Vittar, Michel Teló, Toni Garrido, Gabi Amarantos e João Gomes.  “Já é tradição realizarmos esse intercambio artístico e cultural, no qual artistas daqui convidam nomes de outras partes do Brasil pra virem conhecer e se encantar com o frevo e com o maior bloco do mundo. Quem conhece, não quer mais deixar de vir, como é o caso de muitos aqui presentes, que já viraram veteranos. É uma festa que contagia a todos e emociona até mesmo a gente, que nasceu e cresceu no Galo”, garante Guilherme Menezes, diretor de Marketing do Galo.

O espetáculo contou ainda com seis alegorias, que abriram o desfile – todos com menção às manifestações carnavalescas de Pernambuco, homenageadas no tema deste ano do Galo –, e com cerca de 180 diretores que, de ponta a ponta do cortejo, ajudaram a garantir o bom andamento da festa.  Além desses, estima-se um total de 5 mil trabalhadores diretos envolvidos na realização do desfile do maior bloco do mundo e outros 35 mil indiretos, aproximadamente.

O desfile 2025 do Galo contou com o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura, Esportes da Sorte, Amstel, Sorriso, Bradesco, Jeep, Seara, Assaí Atacadista, Vivo, Sesc / Fecomercio, Tintas Coral, O Boticário, Ala, Novelis, Pitu, Brasilgás, Esmaltec, Indaiá, Rádio Recife, Bacalhau da Noruega, Prefeitura do Recife, Governo de Pernambuco e é uma realização do Galo da Madrugada, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Cadastre seu email e fique por dentro das novidades

Comentários

 PRIMEIRA NOITE DO FORROZÃO DO GALO 2025 DEU UM SHOW DE CULTURA POPULAR
Notícias 31 de maio de 2025

PRIMEIRA NOITE DO FORROZÃO DO GALO 2025 DEU UM SHOW DE CULTURA POPULAR

 FORROZÃO DO GALO CHEGA À SUA 15ª EDIÇÃO E FAZ A FESTA, DIAS 30 E 31 DE MAIO, NO CENTRO DO RECIFE
Notícias 5 de maio de 2025

FORROZÃO DO GALO CHEGA À SUA 15ª EDIÇÃO E FAZ A FESTA, DIAS 30 E 31 DE MAIO, NO CENTRO DO RECIFE

 GALO DA MADRUGADA GANHA AS RUAS DO RECIFE NESTE SÁBADO (1º) E PROMETE MAIS UMA FESTA HISTÓRICA
Notícias 25 de fevereiro de 2025

GALO DA MADRUGADA GANHA AS RUAS DO RECIFE NESTE SÁBADO (1º) E PROMETE MAIS UMA FESTA HISTÓRICA

 CORRIDA DO GALO SUPERA EXPECTATIVAS E REÚNE PÚBLICO DE CERCA DE 12 MIL
Notícias 17 de fevereiro de 2025

CORRIDA DO GALO SUPERA EXPECTATIVAS E REÚNE PÚBLICO DE CERCA DE 12 MIL

 GALO DA MADRUGADA ANUNCIA INICIATIVAS SOCIOAMBIENTAIS E DE INCLUSÃO PARA O CARNAVAL 2025
Notícias 11 de fevereiro de 2025

GALO DA MADRUGADA ANUNCIA INICIATIVAS SOCIOAMBIENTAIS E DE INCLUSÃO PARA O CARNAVAL 2025

 LEI NO RECIFE DÁ A RUA NO BAIRRO DE SÃO JOSÉ O NOME DE ENÉAS FREIRE
Notícias 6 de janeiro de 2025

LEI NO RECIFE DÁ A RUA NO BAIRRO DE SÃO JOSÉ O NOME DE ENÉAS FREIRE

 CAMISA OFICIAL DO GALO DA MADRUGADA 2025 EXALTA PERSONAGENS DO CARNAVAL PERNAMBUCANO
Notícias 4 de dezembro de 2024

CAMISA OFICIAL DO GALO DA MADRUGADA 2025 EXALTA PERSONAGENS DO CARNAVAL PERNAMBUCANO

 PROJETO DO GALO REALIZA NOVAS AÇÕES EM ESCOLAS MUNICIPAIS DO RECIFE
Notícias

PROJETO DO GALO REALIZA NOVAS AÇÕES EM ESCOLAS MUNICIPAIS DO RECIFE

 GALO DA MADRUGADA CELEBRA AS VÁRIAS TRADIÇÕES DO CARNAVAL DE PERNAMBUCO NO SEU 46º DESFILE
Notícias 19 de setembro de 2024

GALO DA MADRUGADA CELEBRA AS VÁRIAS TRADIÇÕES DO CARNAVAL DE PERNAMBUCO NO SEU 46º DESFILE

 PERNAMBUCO ARTE CULTURAL: “CAPOEIRA É LUTA, É ARTE, É DANÇA E É TAMBÉM UM ESPAÇO QUE SALVA VIDAS”
Perfil 26 de abril de 2024

PERNAMBUCO ARTE CULTURAL: “CAPOEIRA É LUTA, É ARTE, É DANÇA E É TAMBÉM UM ESPAÇO QUE SALVA VIDAS”

 INOVAÇÃO, MISTURA E CELEBRAÇÃO À CULTURA POPULAR SÃO AS PRINCIPAIS MARCAS DA SALTOS CIA DE DANÇA
Perfil 9 de abril de 2024

INOVAÇÃO, MISTURA E CELEBRAÇÃO À CULTURA POPULAR SÃO AS PRINCIPAIS MARCAS DA SALTOS CIA DE DANÇA

 “ESSA SOU EU: SALAZAR IMPROVISO, VISCERAL, CRIATIVIDADE, MUSICAL, ADRENALINA, ENTREGA E VERDADE!”
Perfil 20 de março de 2024

“ESSA SOU EU: SALAZAR IMPROVISO, VISCERAL, CRIATIVIDADE, MUSICAL, ADRENALINA, ENTREGA E VERDADE!”

 INTERESSE DOS JOVENS PELA CULTURA E PELOS ESTUDOS TAMBÉM TEM SIDO MISSÃO SOCIAL DO GALO
Notícias 22 de dezembro de 2023

INTERESSE DOS JOVENS PELA CULTURA E PELOS ESTUDOS TAMBÉM TEM SIDO MISSÃO SOCIAL DO GALO

Loja do Galo

Camisa Galo da Madrugada 2020

Camisa Galo da Madrugada 2020

R$ 30

Comprar Agora