Bloco das Ilusões

O Bloco Carnavalesco Misto Bloco das Ilusões é um Bloco Lírico* fundado em 15 de março de 1985, por Carminha Freire, esposa de Enéas Freire (fundador do Galo da Madrugada), e outras esposas de diretores do Galo da Madrugada, que viriam a se tornas as primeiras pastoras (ou flabelistas – nome dado as folionas, que também são responsáveis por segurar o flabelo do bloco).

O surgimento do bloco se deu por meio de uma coincidência de palpites, quando na primeira reunião na antiga sede do Galo da Madrugada, na rua Padre Floriano, foi realizado um churrasco para a escolha do nome. Ninguém poderia falar sua ideia para outra pessoa, colocando sua escolha em um papel, para só depois apresentá-la. O nome “ilusões” figurou quatro vezes entre as opções escolhidas.

Durante oito anos, Carminha Freire foi a presidente do Bloco das Ilusões, o que lhe concedeu o título de “presidente emérita”. Atualmente, o bloco é presidido por sua filha, Ana Nery Freire de Meneses.
O flabelo (espécie de estandarte) do bloco – que consiste num pierrot com um bandolim sentado numa lua – foi criado pelo cantor e compositor Gustavo Travassos. Foi ele também que compôs a primeira música feita para o Bloco das Ilusões. Posteriormente, nomes como Drº Fernando Azevedo e Capiba compuseram homenagens ao bloco. Todas as canções foram denominadas “Bloco das Ilusões”, sendo diferenciadas apenas pela numeração.

O Hino do Bloco foi criado pelo renomado compositor Heleno Ramalho e foi batizado de “Flabelo das Ilusões”. Confira:

Flabelo Das Ilusões

Chora bandolim
Chora violão
O meu coração é assim…
Ah, linda pastora de voz tão macia
Canta meu verso minha melodia
Enquanto há tempo para se cantar
Ah, viver assim não é sonhar à toa
Eu faço parte dessa gente boa
Que ainda voa
Atrás de luar
Vê! O meu Recife se enfeitou demais
Olha! Até o rio parou de correr
Só pra ver meu bloco de recordações
Com um flabelo feito de ilusões
Me levando de volta pra você

Serviço

O Bloco Carnavalesco Misto Bloco das Ilusões é um Bloco Lírico* fundado em
Atualmente o Bloco das Ilusões possui 50 integrantes, que realizam seu acerto de marcha todos os anos no Ensaios de Carnaval, na sede do Galo da Madrugada. Para participar do grupo, os interessados devem entrar em contato com Soledade no telefone 81 98590-2989. O interessado deve estar de acordo com o regimento interno do bloco. As inscrições podem ser realizadas em qualquer dia do ano.

*Bloco Lírico – Também intitulados de blocos de pau e corda, os blocos líricos são grupos que revivem os antigos carnavais com o lirismo de suas canções e a tradição de seus estandartes. De acordo com coluna de Jairo Cabral, diretor da Ceroula de Olinda, se originaram na ideia de produzir um carnaval de rua civilizado, nos moldes europeus, estimulado pela pequena burguesia recifense, que não tinha acesso ao carnaval fechado da elite, realizado nos salões dos clubes sociais tradicionais. Os primeiros blocos datam de 1920, inspirados no pastoril e no teatro popular europeu, mas foi com a fundação do Bloco da Saudade, em 1974, que a denominação ganhou força e ainda hoje e passada de geração em geração.

Comentários

Redes Sociais
Sede do Galo

R. da Concórdia, 984,
São José - PE

Telefone

81. 3224-2899