Cidadania

Durante o ano inteiro, o Galo da Madrugada realiza ações de apoio aos moradores, como palestras, eventos em datas festivas (páscoa, dia das mães, dia dos pais, dia das crianças, natal, etc.), além de geração de renda em seus espetáculos, etc.

Para agregar tudo em que acredita, o Clube das Máscaras o Galo da Madrugada criou um planejamento estratégico denominado “Galo – Alegria o Ano Inteiro”, que além de promover festividades de valorização à cultura pernambucana, é amparado por quatro vetores. São eles:

1 – Vetor TEMPO – atuação permanente durante todo o ano e não apenas no carnaval;

2 – Vetor CULTURA – desenvolver atividades culturais para promover cantores, músicos, danças, pintores, artistas plásticos, etc.

3 – Vetor GEOGRÁFICO – promover o intercâmbio cultural entre o Galo da Madrugada e outras cidades de Pernambuco, de outros estados do Brasil e também outros países. Fomentar o intercâmbio cultural entre artistas de outras cidades e estados, para participarem da propagação das atividades do Galo da Madrugada, bem como nossas manifestações;

4 – Vetor RESPONSABILIDADE SOCIAL –  fazer parceria com as comunidades carentes dos bairros de São José, Coque, Ilha Joana Bezerra, Cabanga, Coelho e Pilar, a fim oferecer oficinas de músicas, danças, cenografias, confecção de fantasias e adereços carnavalescos.

Objetivos institucionais

Missão – Contribuir para a difusão e fortalecimento do Frevo e das demais manifestações culturais populares de Pernambuco. Desenvolver a responsabilidade socioambiental, apoiando as comunidades carentes e preservando o meio ambiente.

Visão de futuro – Ser o maior fomentador de cultura em Pernambuco.

Valores – O Clube das Máscaras O Galo da Madrugada tem como valores a Ética, a Simplicidades, a Criatividade, o entusiasmo, a qualidade, o comprometimento, o espírito em equipe, a diversidade, o foco turístico e a responsabilidade socioambiental.

Responsabilidade Social

As atividades regulares do Galo da Madrugada sempre visam contemplar as comunidades das redondezas em seus projetos, não apenas com doações, mas também com geração de emprego e renda. Como por exemplo no desfile do Pinto da Madrugada, que além de gerar oportunidades de complementação de renda e emprego temporário, também arrecada leite em pó para doação. Ou como no próprio Forrozão do Galo, são realizadas ações inclusivas junto às comunidades, cadastrando e firmando parcerias com grupos de reciclagem, disponibilizando barracas para comercialização de comidas e subsidiando bebidas com menor custo.

Meio Ambiente

O Galo da Madrugada nasceu no bairro de São José e abraça a história do bairro com muito carinho e respeito. Motivada em manter a região sempre atrativa e organizada, a agremiação adotou a Praça Sérgio Loreto, localizada em frente à sede, em 2009 e desde então garante sua manutenção diária.
Além de ser abrigo para várias espécies de árvore, a praça também possui um lago central, onde peixes atraem aves migratórias, como garças.
O espaço também abriga, em seu coreto, duas esculturas em homenagem ao maior bloco do mundo: uma do Galo e outra do fundador e presidente emérito Enéas Freire. Ambas foram confeccionadas pelo artista plástico Abelardo da Hora.

Acessibilidade

Buscando possibilidades de atender os mais diversos públicos, desde 2017 o Forrozão do Galo promove dentro de sua programação um dia dedicado a acessibilidade. O evento oferece visita guiada pelos seus polos culturais, com audiodescrição e libras.

Socialização e incentivo à leitura

A cada semestre o Galo da Madrugada realiza uma edição do projeto VIVA A PRAÇA, na Praça Sérgio Loreto, com atividades recreativas gratuitas, lanche e feira de troca de livro. A atividade prevê a socialização e o incentivo à população para vivenciar os espaços públicos disponibilizados pela cidade e também aprendam a zelar pela limpeza e manutenção dos mesmos.

Outubro Rosa

Dentro da campanha de conscientização internacional do câncer de mama, o Outubro Rosa, o Galo da Madrugada promove palestras gratuitas para alertar as mulheres das comunidades próximas a sede em como realizar o autoexame e a prevenção da doença.

Ações Comemorativas

Ainda reiterando seu compromisso com os moradores locais o Galo da Madrugada realiza ao longo do ano eventos com contrapartidas sociais comemorando datas especiais.

Entre as ações comemorativas estão doação de produtos pascalinas, na Páscoa. Doação de presentes no dia das crianças, no dia das mães e no dia dos pais. Ainda, no Natal são realizadas doações de produtos natalinos para incrementar a ceia das famílias, além de uma confraternização gratuita, com presente de natal para as crianças e comida e bebida garantida para todos.

Geração de emprego

Desfile do Galo da Madrugada: 4.700 diretos e 30.000 indiretos
Forrozão do Galo –
Pinto da Madrugada: –

Comentários

Redes Sociais
Sede do Galo

R. da Concórdia, 984,
São José - PE

Telefone

81. 3224-2899