Forrozão do Galo

O mês de julho é marcado pelas tradicionais festas juninas no Nordeste*. Muito celebradas no interior de Pernambuco, o São João do Nordeste é sinônimos de tradição e cultura. Majoritariamente brincado no interior do estado, o festejo não chegava a capital pernambucana. Sentindo essa carência, o Galo da Madrugada criou o Forrozão do Galo, reafirmando a sua missão de levar alegria e cultura à população, de forma democrática e acessível, em todos os dias do ano.

Criado em 2008, o Forrozão do Galo realiza dois dias de festas gratuitas no Polo do Galo –  região que consiste a Praça Sérgio Loreto e trechos das avenidas Dantas Barreto, Sul e Rua da Concórdia  – com estrutura de palco, trios elétricos, cidade cenográfica e muito mais. O evento, que recebe cerca de 50 mil pessoas em cada um de seus dias, já recebeu grandes artistas como Elba Ramalho, Joelma, Josildo Sá, Amigos Sertanejos, entre outros.

Celebrando sua 11ª edição em 2019, o evento é uma grande vitrine da cultura nordestina e é o principal evento junino no Recife que abre as festividades em Pernambuco.

Desde de 2018, o Forrozão do Galo conta com Polos Culturais descentralizados que trazem um conteúdo voltado para as apresentações populares festejadas tradicionalmente no São João do Nordeste, como cortejo junino e quadrilhas, que dão o ar de “festa do interior” ao Centro do Recife.

O evento ainda concede estruturas de acessibilidade como rampas de acesso, banheiros com acessibilidade, espaços livres de barreiras que impeçam o acesso aos equipamentos dos deficientes ou tornem o caminho inseguro ou perigoso. O Forrozão também disponibiliza um local com acesso prioritário e reservado para cadeirantes e portadores de necessidades especiais, que conta com serviço de audiodescrição e tradução de Libras.

O Forrozão do Galo promove também atividades de geração de renda com o fornecimento das barracas (Polo Gastronômico) e de bebidas, de forma subsidiadas, para moradores das comunidades vizinhas à sede. Nesses espaços, as famílias podem comercializar seus produtos e obter lucro com as vendas.

Ainda no âmbito da responsabilidade social, o Forrozão do Galo promove a sustentabilidade da região, se preocupando com a coleta seletiva, e com a geração de vagas de emprego temporário para profissionais locais e artistas.

Percurso dos Trios

Tradicionalmente a festa conta com alguns trios elétricos, que percorrem a Avenida Dantas Barreto, em direção ao Polo do Galo. A concentração acontece na frente do Edifício San Rafael (Dantas Barreto), passando pela Praça Sérgio Loreto e dispersando após pausa no pátio onde está localizado o palco do evento.

Agenda

Em 2019 o evento comemora sua 11ª edição e acontece nos dias 31 de maio e 1º de junho, a partir das 19h.

Programação

Cortejo Junino – Cortejo em comemoração aos festejos do clico do plantio e colheita do milho, com referência aos quatros Santos Católicos (São José, Santo Antônio, São João e São Pedro), acompanhados de diversos grupos da cultura popular e folclore regional: Bacamarte, bandeiras (São José, Santo Antônio, São Pedro), Estrela de São João, Andor de São João, Balões Iluminados, Grupos de Pífano, Grupos de Xaxado, Bonecos Gigante, Carro alegórico com figuras folclóricas junina, Quadrilhas Juninas (quadrilhão) e trios elétricos.

Polo Infantil das Danças – Apresentações de danças, mostra de quadrilhas juninas infantil, quatro quadrilhas por noite. Concurso cultural de quadrilhas junina infantil.

Polo Gastronômico – Comercialização de comidas típicas das festas juninas nordestinas.

Polo das Artes – Exposição da vila cenográfica ( Ex. fogueira cenográfica, balões, Igreja, Casas, Bodega, cartomante, Coreto decorado), brincadeiras Juninas (Ex. Barraca do beijo, Tiro ao alvo, Pescaria, Argola, etc).

Polo do Forró – Apresentações de forró com atrações nacionais e regionais

Polo Raízes /Instrumental – Apresentações culturais: Coco, Repente, Embolada, Ciranda e Leitura de Cordel (poesia); Apresentações musicais de forró exclusivamente instrumental (Baião, Xote, Xaxado) com participação de bailarinos para interagir com o público. Com quatro apresentações por noite.

 

 

*São João do Nordeste –  O dia do santo João Batista é comemorada no dia 24 de junho pelos cristãos do mundo todo. Mas no Brasil, seu dia é amplamente comemorado. Essa celebração, somada com o dia de Santo Antônio e São Pedro, deu origem as festas juninas, extremamente tradicionais no nordeste do Brasil.

No São João do Nordeste sempre estão presentes iguarias típicas da região como rapadura, pé de moleque, milho, pamonha, canjica, entre outros, e possuem músicas e tradições muito particulares. São amplamente comemoradas nas cidades do interior.

















Comentários

Redes Sociais
Sede do Galo

R. da Concórdia, 984,
São José - PE

Telefone

81. 3224-2899