GALO DA MADRUGADA REALIZA, DIAS 02 E 03 DE JUNHO, A 13ª EDIÇÃO DO FORROZÃO DO GALO

 

Galo da Madrugada - Recife, PE

 

15 de maio de 2023

GALO DA MADRUGADA REALIZA, DIAS 02 E 03 DE JUNHO, A 13ª EDIÇÃO DO FORROZÃO DO GALO

Evento, aberto ao público, acontece na Praça Sérgio Loreto, com duas noites de shows musicais e apresentações de grupos culturais.

O Galo da Madrugada mantém sua tradição de se manter presente nas principais festividades do ano e realiza sua 13ª edição da prévia junina Forrozão do Galo, nos dias 02 e 03 de junho. A festa, como de costume, acontece na Praça Sérgio Loreto- Centro do Recife, próxima à sede da agremiação – com programação aberta ao público que inclui shows com nomes da cena pernambucana e nacional, cortejo junino, trios elétricos, cidade cenográfica, entre outros atrativos.

“É um evento que já faz parte do calendário junino do Recife e, podemos dizer, abre os festejos de Santo Antônio, São João e São Pedro na capital pernambucana. É um compromisso do Galo promover a cultura e o folclore pernambucanos e nordestino durante todo o ano e, assim como no carnaval, o público tem cada vez mais aderido e consagrado o Forrozão do Galo como grande sucesso a cada ano”, comemora Rômulo Meneses, presidente do Galo.

Entre as atrações musicais, este ano, está a já consagrada Joelma, que sobe ao palco do Forrozão do Galo pela oitava vez – fechando a programação, no sábado, dia 03.“Estou muito feliz e honrada em voltar ao Forrozão do Galo pra fechar a edição deste ano. Todas as vezes que eu subi no palco desse evento que sou apaixonada, fui recebida de braços abertos. Então, quero matar essa saudade do público recifense e fazer um lindo show para o público com minha nova turnê, ‘Isso é Calypso’. Vamos dançar, cantar e curtir muitão”, adianta a paraense.

Abrindo a festa no palco, às 20h em ponto da sexta, o cantor Gustavo Travassos fará um show junino com um bloco dedicado aos 80 anos de nascimento do saudoso Reginaldo Rossi. Para isso, irá contar com os convidados Silvério Pessoa, Nega do Babado e Dani Myler. “Iremos relembrar alguns dos clássicos do Rei em ritmo de forró”, afirma Travassos.

Também animam a festa Michelle Melo, Conde só Brega, Forró do Muído (02/06), Maestro Forró, Josildo Sá e Loirão (03/02). As duas noites do evento contam ainda com três trios elétricos, comandados pelos cantores pernambucanos Fabiana Pimentinha, Benil e Ivan Gadelha e pelas bandas Asas da América e Inove.

Estreante no Forrozão do Galo, o Maestro Forró promete uma apresentação tão contagiante quanto as tradicionais performances já conhecidas no carnaval. O show “Fole Assoprado”, voltado ao ciclo junino, tem como grande diferencial a reprodução fiel do som do fole pelos instrumentos de sopro. “A apresentação não tem sanfona, mas fizemos uma pesquisa sobre os sotaques do instrumento e conseguimos reproduzi-los na nossa orquestra, fazendo releituras de obras tradicionais como de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Sivuca e tantos outros, além de canções autorais. O público pode esperar muita alegria, espontaneidade e música boa junina”, garante Maestro Forró, que já levou o “Fole Assoprado” para outras partes do Brasil e também para o exterior.

Além do palco e dos trios elétricos, a estrutura do Forrozão do Galo conta ainda com o Polo Raízes, destinado ao tradicional forró pé-de-serra (com apresentações do Forró Viena e da Orquestra Mirim do Galo da Madrugada), cidade cenográfica montada ao longo do espaço da Praça Sérgio Loreto – com casinhas que remontam ao cenário típico de interior e exposição de obras de artistas nordestinos – e um Polo Gastronômico com 25 barracas montadas pelo Galo e cedidas aos moradores das comunidades do entorno da sede da agremiação, para venda de bebidas e comidas típicas. “Como temos feito nos anos anteriores, buscamos por meio do evento não só promover a cultura regional como também gerar renda às famílias que precisam. As barracas são cedidas sem nenhum custo e todo o lucro com as vendas são dos próprios moradores”, explica Rômulo. Estima-se que o evento gere trabalho para cerca de 2 mil profissionais, diretos e indiretos (entre moradores, técnicos, artistas, seguranças e outros). 

Para completar a festa, um cortejo no chão, acompanhando os três trios elétricos, irá trazer algumas figuras e manifestações típicas da cultura junina, como quadrilhas, bonecos gigantes, bacamarteiros, grupos de xaxado e bandeiras de São João, São Pedro e Santo Antônio, entre outros elementos. Entre os grupos que irão se apresentar estão as quadrilhas Dona Matuta, Raio de Sol, Evolução, Brincant’s e Fusão – as duas últimas, mirins.

A 13ª edição do Forrozão do Galo tem o patrocínio de Brahma, Esportes da Sortes, Pitu, Prefeitura do Recife e Governo de Pernambuco.

Serviço:

13° Forrozão Galo

·         Data: dias 02 e 03 de junho

·         Local: Praça Sérgio Loreto (Bairro de São José, centro do Recife)

·         Horário: a partir das 19h

·         Atrações musicais:

Dia 02 (sexta-feira) Gustavo Travassos, Michelle Melo, Conde só Brega, Forró do Muído (palco), Fabiana Pimentinha, Ivan Gadelha e Asas da América (trios elétricos);

Dia 03 (sábado): Maestro Forró, Josildo Sá, Loirão, Joelma (palco), Benil, Banda Inove e Asas da América (trios elétricos).

·         Outros atrativos: cidade cenográfica, cortejo junino, Polo Raízes e barracas com comidas típicas e bebidas à venda.

·         Aberto ao público.

Cadastre seu email e fique por dentro das novidades

Comentários