LEI MUNICIPAL OFICIALIZA O GALO DA MADRUGADA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO RECIFE

 

Galo da Madrugada - Recife, PE

 

13 de abril de 2023

LEI MUNICIPAL OFICIALIZA O GALO DA MADRUGADA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO RECIFE

O Galo da Madrugada é, oficialmente, Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. O título, que veio a partir de uma proposta do vereador e presidente da Câmara Municipal da capital pernambucana, Romerinho Jatobá, foi sancionado ontem (12), pelo prefeito João Campos e publicado hoje no Diário Oficial da cidade – por meio da Lei Municipal 10.039. Antes da sanção, o projeto fora aprovado, por unanimidade, em duas votações no legislativo municipal.

A agremiação, fundada em 1978, já possuía, desde 2009, o título de Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco, por meio de Lei sancionada pelo então governador Eduardo Campos. Em 1994, o Galo fora considerado, pelo Guiness Book – o livro dos recordes -, o maior bloco de carnaval do mundo. Este ano, o bloco quebrou o seu próprio recorde ao reunir, nas ruas do Centro do Recife, mais de dois milhões e meio de foliões, num desfile que tema como tema “Viva a Viva, Viva o Frevo, Viva o Galo”.

Lei Municipal foi publicada no Diário Oficial do Recife de hoje (13).

“Para nós, é muito importante esse reconhecimento da Câmara Municipal, colocando o Galo como Patrimônio Cultural Imaterial também do Recife. É mais um reconhecimento do trabalho que toda diretoria do bloco vem promovendo ao longo desses 45 anos e é bom não só para nós, que trabalhamos no Galo, mas pra todos os foliões que gostam, que participam, que brincam. É uma forma de reconhecer a dedicação de todos eles”, comemora Rômulo Meneses, presidente e um dos fundadores do maior bloco do mundo.

“O Galo da Madrugada representa muito para nossa cidade. Esse reconhecimento fortalece isso, o valor cultural que esse expressivo bloco tem para a capital pernambucana, além de ser um atrativo turístico que movimenta a nossa economia, gerando empregos e renda para nosso povo. É um orgulho ser autor dessa proposição”, complementa Romerinho Jatobá, autor da proposta que concedeu o título à agremiação.

Cadastre seu email e fique por dentro das novidades

Comentários