PERNAMBUCO ARTE CULTURAL: “CAPOEIRA É LUTA, É ARTE, É DANÇA E É TAMBÉM UM ESPAÇO QUE SALVA VIDAS”
Galo da Madrugada - Recife, PE
26 de abril de 2024

Com quase 40 anos de história, grupo de capoeiristas “Pernambuco Arte Cultural” tem levado cidadania e mudança de vida a jovens do Recife através da arte.
Desde que a manifestação cultural da capoeira passou a integrar as apresentações das prévias carnavalescas da Quinta no Galo, um grupo oriundo do Alto Santa Terezinha – Zona Norte do Recife – tem contado com um reforço a mais na visibilidade de um trabalho que, há quase quatro décadas, tem utilizado a cultura e a arte como instrumentos de transformação na vida de centenas de jovens da comunidade. Batizado de “Pernambuco Arte Cultural”, o projeto é, hoje, mais um parceiro do maior bloco do mundo na divulgação dos ritmos pernambucanos – esse, em especial, que deu origem ao frevo, carro-chefe da cultura local.
Por trás do espetáculo de sons e de uma bela mistura de dança e luta, encenado por cerca de 20 artistas, há um trabalho ainda maior que atende um número, hoje, incontável de cidadãos de todas as idades: “hoje, além do Alto Santa Terezinha, nosso trabalho já se ramificou pra outras localidades, como Casa Forte, Macaxeira e Olinda. Tem bastante gente já”, conta, orgulhoso, um dos fundadores e atuais responsáveis pelo Pernambuco Arte Cultural, Vicente Deodato – o “Mestre Morcego”, como é conhecido nas “rodas”.
Vicente – que também é dançarino profissional e formado em Educação Física -, conta que o projeto foi fundado em 03 de setembro de 1985, com aulas ministradas no antigo Centro Social Urbano Afrânio Godoy (atual Compaz Eduardo Campos, onde o grupo continua a realizar suas atividades) e na Escola Rotary, ambos no Alto Santa Terezinha. “Criamos um trabalho social com o objetivo de utilizar a capoeira como instrumento de inclusão social e de cultura de paz, incentivando, por exemplo, os jovens aos estudos. Hoje, temos no grupo profissionais já formados em diversas áreas como Educação Física, Pedagogia, Biologia, Arquitetura, entre outras” cita o mestre.
O grupo, que conta com três mestres – Morcego, Caboclo e Didi – e trabalha com todas as faixas etárias (de crianças de quatro anos a adultos), já levou a arte da capoeira a uma série de eventos e locais como congressos, eventos culturais e comerciais, escolas e outras comunidades do Recife e Região Metropolitana. Desde que passou a integrar as programações da Quinta no Galo, a “roda” tem encantado e arrancado aplausos do público, numa apresentação embalada pelos tradicionais instrumentos atabaque, agogô, berimbau e reco de madeira. “Trabalhamos os ritmos afro maculelê e samba de roda, como também o frevo, que nada mais é do que uma evolução da capoeira. Costumamos dizer que a capoeira é o pai do frevo”, explica Mestre Morcego.
A parceria com o maior bloco do mundo, por meio das apresentações nas prévias da agremiação – mundialmente, conhecida – tem trazido, ao que tudo indica, bons frutos tanto ao evento quanto ao grupo: “o Galo tem nos ajudado muito, já que é a maior vitrine que temos aqui (no Recife). Isso tem contribuído muito na vida desses rapazes e moças, dando a eles não apenas ajuda de custo e visibilidade como também facilitado na captação de recursos”, frisa Vicente. Isso porque, segundo o Mestre Morcego, “melhor currículo que o Galo, impossível” para comprovação de experiência que os artistas, muitas vezes, precisam quando surgem oportunidades, por exemplo, em editais públicos para educadores sociais.
“Pensamos sempre no social e na conscientização de todos eles em busca de uma vida melhor e próspera. Capoeira é luta, é arte, é dança e é também um espaço que salva vidas”, finaliza Mestre Morcego.
Contato para apresentações: (81) 987961297 – Vicente Deodato (“Mestre Morcego”)
Comentários

PRIMEIRA NOITE DO FORROZÃO DO GALO 2025 DEU UM SHOW DE CULTURA POPULAR

FORROZÃO DO GALO CHEGA À SUA 15ª EDIÇÃO E FAZ A FESTA, DIAS 30 E 31 DE MAIO, NO CENTRO DO RECIFE

GALO DA MADRUGADA MANTÉM GRANDIOSIDADE E REÚNE MAIS DE 2 MI PELO CENTRO DO RECIFE

GALO DA MADRUGADA GANHA AS RUAS DO RECIFE NESTE SÁBADO (1º) E PROMETE MAIS UMA FESTA HISTÓRICA

CORRIDA DO GALO SUPERA EXPECTATIVAS E REÚNE PÚBLICO DE CERCA DE 12 MIL

GALO DA MADRUGADA ANUNCIA INICIATIVAS SOCIOAMBIENTAIS E DE INCLUSÃO PARA O CARNAVAL 2025

LEI NO RECIFE DÁ A RUA NO BAIRRO DE SÃO JOSÉ O NOME DE ENÉAS FREIRE

CAMISA OFICIAL DO GALO DA MADRUGADA 2025 EXALTA PERSONAGENS DO CARNAVAL PERNAMBUCANO

PROJETO DO GALO REALIZA NOVAS AÇÕES EM ESCOLAS MUNICIPAIS DO RECIFE

GALO DA MADRUGADA CELEBRA AS VÁRIAS TRADIÇÕES DO CARNAVAL DE PERNAMBUCO NO SEU 46º DESFILE

INOVAÇÃO, MISTURA E CELEBRAÇÃO À CULTURA POPULAR SÃO AS PRINCIPAIS MARCAS DA SALTOS CIA DE DANÇA

“ESSA SOU EU: SALAZAR IMPROVISO, VISCERAL, CRIATIVIDADE, MUSICAL, ADRENALINA, ENTREGA E VERDADE!”
