Após apresentação no Recife, com Bia Villa-Chan, Armandinho visita sede do Galo

 

Galo da Madrugada - Recife, PE

 

13 de maio de 2022

Após apresentação no Recife, com Bia Villa-Chan, Armandinho visita sede do Galo

As músicas pernambucana e baiana estiveram muito bem representadas ontem (12) na sede do Galo da Madrugada. O Palácio Enéas Freire recebeu a visita dos multi-instrumentistas Bia Villa-Chan e Armandinho, que realizaram, na noite anterior (11), um show na Praça do Arsenal, Centro do Recife, em comemoração ao título que as duas capitais nordestinas receberam, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), de Cidade Criativa da Música. Recife recebeu o reconhecimento em novembro do ano passado, enquanto que Salvador fora agraciada um ano antes, em novembro de 2020.

“Recife e Salvador são cidades da música, consideradas pela Unesco, um título muito mais do que merecido, são duas capitais que respiram música. Armandinho representa muito bem o carnaval e a musicalidade de Salvador, foi de lá que veio o trio (elétrico), a guitarra baiana, um instrumento cem por cento brasileiro. Estar com ele no palco é um aprendizado, ele é, realmente, um mestre”, avaliou Bia.

O músico baiano, por sua vez, também não poupou elogios a Pernambuco e ao seu ritmo mais popular, o frevo: “meu pai (Osmar, inventor do trio elétrico, ao lado de Dodô) é filho de pernambucano, desde pequeno, que o frevo era, pra ele, a música mais importante. Quando ele escutou Vassourinhas andando pelas ruas da Salvador, ele ficou louco e viu o povo enlouquecer. Pegou o cavaquinho e ligou naquela corneta, botou em cima de um carro, ele e Dodô, que fazia a ligação pra ele. Foi aí que surgiu o frevo com o sotaque baiano”, relembra Armandinho, acerca do episódio ocorrido em 1951, quando, de visita à capital baiana, o clube recifense Vassourinhas inspirou a criação, por lá, do frevo com o uso da chamada guitarra baiana.

A artista pernambucana aproveitou a ocasião para adiantar que pretende repetir a parceria com o filho de Osmar no próximo desfile do maior bloco do mundo. “Vamos levar esse show agora para o Galo. Armandinho vai, com certeza, ser o meu convidado, pra gente retomar, depois de dois anos de pandemia, parados. A gente vai reviver esse carnaval de forma ainda mais intensa do que a gente já viveu, porque estamos com saudade dos palcos, dos trios, e vamos botar pra quebrar. Recife vai tremer”, promete Bia

Cadastre seu email e fique por dentro das novidades

Comentários