ARTE SUSTENTÁVEL: ARTISTA PLÁSTICO PRESENTEIA GALO COM OBRAS CONFECIONADAS A PARTIR DE RESÍDUOS SÓLIDOS

 

Galo da Madrugada - Recife, PE

 

26 de abril de 2022

ARTE SUSTENTÁVEL: ARTISTA PLÁSTICO PRESENTEIA GALO COM OBRAS CONFECIONADAS A PARTIR DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Dá pra acreditar que três garrafas de produtos de limpeza, papelão, isopor e um “canudo” de papel higiênico podem dar origem a uma magnífica obra de arte? Pois foram essas as matérias primas do formoso “Galo do Abraço”, escultura criada e presenteada pelo artista plástico André Menezes ao Galo da Madrugada durante visita à sede do Clube, na tarde de hoje (26).

Recifense do Bairro de São José, André conta que a obra foi confeccionada durante a pandemia e, como o nome já sugere, foi batizada em homenagem ao desejo da humanidade (e também dos foliões, claro), nos últimos dois anos, em poder voltar a se abraçar. Na visita, André presenteou o Galo, também, com uma escultura de um “trio de pé-de-serra”, também feita – como todas as criações do artista– com resíduos sólidos reaproveitados. O “trio” estará entre as peças em exposição na cidade cenográfica que será montada, na Praça Sérgio Loreto, para o Forrozão do Galo, evento previsto para ocorrer nos dias 03 e 04 de junho.

“Galo do Abraço” foi confeccionado durante a pandemia e reflete o sonho da população nos últimos dois anos.

Em bate papo com o presidente Rômulo Meneses, André falou da importância do trabalho não apenas no que diz respeito à criação de belas peças, mas, principalmente, na prática do que ele chama de “arte sustentável”, de retirar do meio ambiente materiais que levariam muitos anos para se decompor e leva-los de volta à casa das pessoas.

Obras são produzidas com resíduos sólidos, que levariam anos para se decompor no meio ambiente.

O interesse de André pelas artes plásticas veio, segundo ele, ainda criança, quando, após muita insistência, conseguiu que seu pai o levasse para conhecer o galpão onde o Galo da Madrugada confecciona suas alegorias – na Rua Imperial, próximo à sede. Lá, o garoto conheceu o então cenógrafo Ary Nóbrega (In Memoriam), que lhe deu uma miniatura de cabeção alegórico para “lixar”. Eram os primeiros passos para uma trajetória de muita “curiosidade” (como o próprio André afirma), aprendizado e, principalmente, criatividade.

Artista conversou com o presidente do Galo, Rômulo Meneses, sobre como realiza seu trabalho de “arte sustentável” e da importância da prática para o meio ambiente.

O trabalho de André já rendeu ao jovem artista homenagem na Câmara de Vereadores do Recife, menção honrosa da ONU Habitat e duas menções honrosas da galeria de reciclados da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte).

Instagram: @andremenezesart2

Cadastre seu email e fique por dentro das novidades

Comentários