​O Galo da Madrugada anuncia programação para o Carnaval 2015

 

Galo da Madrugada - Recife, PE

 

10 de fevereiro de 2015

​O Galo da Madrugada anuncia programação para o Carnaval 2015

Além dos 30 trios e seis carros alegóricos no desfile do sábado de Zé Pereira, o bloco apresenta eventos como O Galo ao Contrário e O Pinto da Madrugada

Por AP Comunicação Estratégica

O Sábado de Zé Pereira é o “Dia de Glória” d’O Galo da Madrugada. O 14 de fevereiro será ainda mais especial, porque o Gigante do Carnaval pernambucano surgirá totalmente repaginado em seu 38º desfile. Entre as novidades, estão os carros alegóricos, trios e shows de artistas nacionais e locais em parcerias especiais. Mas, nem só do grande desfile vive o bloco. O Galo apresenta também uma vasta programação para toda a folia de Momo. Na quinta-feira (12), a agremiação já ganhará as ruas do Recife com o desfile de O Galo Ao Contrário. E no dia 17, terça-feira, o mascote do Clube de Máscaras, O Pinto da Madrugada, sairá pelo bairro de São José arrastando milhares de mini-foliões.

Novidades foram anunciadas em coletiva de imprensa na manhã de hoje (10), na sede do Clube. Fotos: Anderson Maia


No desfile principal de sábado (14), O Clube de Máscaras colocará nas ruas 30 trios elétricos com artistas locais e nacionais convidando os mais de 2,5 milhões de foliões a caírem no frevo nas ruas do Recife (CLIQUE PARA VER A LISTA COMPLETA DOS TRIOS E ATRAÇÕES). A saída dos carros elétricos será às 9h, depois da concentração da diretoria, trabalhadores, políticos e foliões no Café da Manhã do Galo no Forte das Cinco Pontas. A folia contará com mais de 9 horas ininterruptas de frevo, que terminará na Rua do Sol, em um trajeto com cerca de seis quilômetros. A dispersão dos trios do Galo começa na Rua do Imperador.

Uma das novidades do desfile do Galo em 2015 é o aumento do número de alegorias. Este ano, o maior bloco do mundo apresentará seis carros alegóricos, dois a mais que em 2014, criados pelos cenógrafos Ary Nóbrega e Acácio Damascena. Primeiros a sair, os Clarins e as Trombetas que anunciam o abre-alas com o Galo virão fantasiados em cima de um carro. Instrumentos únicos no Brasil, serão utilizados no Galo a exemplo das grandes cortes como prática para dar as boas vindas a Reis, Rainhas e a nobreza como um todo.

Seguida a essa alegoria, desfila o grande Galo da Madrugada no carro abre-alas, que promete chamar a atenção do público neste Carnaval. O Galo surgirá bem diferente dos anos anteriores. Ele virá articulado, movimentando a cabeça e asas, vestido com roupagem brilhante de lamet nas cores roxa, vermelha, dourada.

Depois do Galo, as alegorias começam a homenagem ao compositor Carlos Fernando (CF), tema do desfile do Clube de Máscaras. O terceiro carro alegórico surge com o tema “Asas da América, Asas para o Frevo”, em celebração ao projeto encabeçado CF e ao frevo. O quarto carro fará alusão a “Caruaru”, terra natal do homenageado do desfile. A alegoria trará as características da cidade, destacando os aspectos culturais. Na sequência, desfila o carro “Banho de Cheiro”, inspirado em um dos maiores sucessos de CF, eternizado na voz de Elba Ramalho. A alegoria fará referência também a um costume de antigos Carnavais, quando os foliões brincavam jogando bolinhas de água de cheiro uns nos outros, e à cultura afro.

Por fim, haverá uma alegoria chamada “Leões do Norte”, celebrando três ilustres homenageados e foliões do Galo: Ariano Suassuna, representando a literatura e a dramaturgia; Luiz Gonzaga, em nome da música nordestina; e Eduardo Campos, antigo folião do bloco e figura pública que representa a força e a liderança do povo pernambucano.

“Como sempre, O Galo procura evoluir a cada ano na programação e atender à expectativa dos foliões que saem às ruas do Recife. Crescemos o número de alegorias, estamos trazendo um novo Galo e atrações musicais que fazem o público manter essa aproximação e o carinho pelo bloco”, destaca Rômulo Meneses, presidente da agremiação. Entre os patrocinadores Masters para o Carnaval do Galo 2015, estão as marcas Skol e Extra.

NÚMEROS
Todo ano O Clube de Máscaras Galo da Madrugada contrata centenasde trabalhadores para colocar o bloco na rua.  Em 2015, cerca de 4 mil pessoas trabalharão para a saída do Galo no Recife.  Desse número, cerca de mil são artistas, entre cantores, músicos, etc. Além, claro, de toda a movimentação financeira gerada pelo bloco nas áreas de turismo, gastronomia, transporte, etc.

PERCURSO
O roteiro do Galo da Madrugada de 2015 será exatamente o mesmo do ano passado. O Gigante do Carnaval ocupa ruas de pelo menos seis bairros do Recife, com concentração maior de público no Cabanga, São José, Santo Antônio, Coelhos, Coque, Recife Antigo e Boa Vista.

Roteiro do desfile 2015 Galo da Madrugada

1. Travessa do Forte

2. Forte das Cinco Pontas

3. Rua Imperial (sentido Praça Sérgio Loreto)

4. Avenida Dantas Barreto (esquina com Praça Sérgio Loreto)

5. Praça Sérgio Loreto (sentido Av. Sul)

6. Avenida Sul (sentido Afogados)

7. Rua Saturnino de Brito (dobrando à direita para retornar pela Rua Imperial)

8. Rua Imperial (voltando para a Praça Sérgio Loreto)

9. Praça Sérgio Loreto (sentido Sede do Galo)

10.   Rua do Muniz (sentido Av. Dantas Barreto)

11.   Avenida Dantas Barreto (sentido Praça da Independência)

12.   Praça da Independência

13.   Avenida Guararapes (sentido Ponte Duarte Coelho)

14.   Rua do Sol (sentido Praça da República)

GALO AO CONTRÁRIO/QUINTA NO GALO

Há 15 anos, o público não precisa mais esperar pelo Sábado de Zé Pereira para sair no Galo da Madrugada. Na quinta-feira pré-desfile oficial, o bloco percorre o mesmo trajeto inversamente no chamado Desfile Galo Ao Contrário. Dessa forma, o público toma partida da Rua do Sol, às 20h, passando pelas avenidas Guararapes, Dantas Barretos e pela Praça da Independência até chegar à Rua Imperial. A apoteose da noite se dá em frente à sede do Galo, por volta das 23h, onde estará acontecendo o Quinta no Galo com Maestro Forró e convidados.

Neste momento, haverá o Batismo do Novo Estandarte do Galo, em substituição ao primeiro emblema de 1980. Três carros alegóricos desfilarão no Galo ao Contrário: Clarins, Abre-alas e Asas da América. Quem animará os foliões da Rua do Sol até a Imperial será Gustavo Travassos, a Frevioca, Orquetra Meatais & Galo – Maestro Lima Neto, e Banda da Polícia Militar. A diretoria espera cerca de 80 mil foliões no evento.

PINTO DA MADRUGADA

E a maratona de frevo não acabada. Crianças e adultos vão curtir mais uma folia pelas ruas do bairro de São José na 5ª edição do Pinto da Madrugada, que sai na terça-feira de Carnaval (17). O desfile da agremiação infantil, marcado para às 10h, contará com minitrios, três trenzinhos, frevioca e animação do Palhaço Chocolate, Barca Maluka, Orquestra Mirim do Galo, Orquestra Metais & Galo do Maestro Lima Neto e a dupla Matheus e Katirina. A concentração será a partir das 8h em frente à sede do Galo, na Praça Sérgio Loreto, com recreação da Cia Riso e do Palhaço Picolé.

A expectativa do presidente do bloco, Rômulo Meneses, é que a folia atraia 70 mil pessoas. Com saída da Praça Sérgio Loreto, o bloco arrastará os pequenos foliões pela Avenidas Dantas Barreto, passando pela  Praça da Independência, percorrendo a Avenida Guararapes (ida: via sul/esquerda), e retornando pela mesma avenida (volta: via norte/direita) e pela Dantas Barreto, novamente, em direção à Praça Sérgio Loreto.

DESFILE BLOCO DAS ILUSÕES

Completando 30 Carnavais em 2015, um dos blocos líricos mais tradicionais de Pernambuco, fundado por mulheres de diretores do Galo da Madrugada, O Bloco das Ilusões desfilará pelo Centro Recife dias 16 e 17 de fevereiro. Atualmente, o bloco é formado por 80 integrantes: 60 mulheres e 20 homens. Eles se apresentam com uma Orquestra de Pau e Corda e um coral de oito integrantes. Nesses dias, das 17h às 19h, o Bloco das Ilusões fará seu Carnaval pela Praça Sérgio Loreto, Rua da Concórdia, Av. Guararapes, Praça da Independência, Recife Antigo, retornando à Praça Sérgio Loreto no fim do percurso.

 

 

 

Cadastre seu email e fique por dentro das novidades

Comentários