QUINTA NO GALO TRAZ, PELA PRIMEIRA VEZ, O BALÉ POPULAR DO RECIFE

 

Galo da Madrugada - Recife, PE

 

13 de dezembro de 2022

QUINTA NO GALO TRAZ, PELA PRIMEIRA VEZ, O BALÉ POPULAR DO RECIFE

Grupo com cerca de 20 bailarinos irá apresentar um apanhado de ritmos da cultura popular pernambucana. Prévia conta ainda com show da Banda Som da Terra e convidados.

A Quinta no Galo, esta semana, traz uma grande novidade para o público. É que a prévia carnavalesca do maior bloco do mundo traz, pela primeira vez, o Balé Popular do Recife, que irá abrir o evento com um verdadeiro “caldeirão” de ritmos pernambucanos coreografados por cerca de 20 bailarinos. A festa, que conta ainda como atração musical a banda pernambucana Som da Terra, acontece nesta quinta (15), a partir das 20h, na sede do Galo da Madrugada.

“O Balé Popular do Recife preparou um mix de apresentações culturais para esta Quinta no Galo, com muita dança e cultura popular, fazendo o público viajar por manifestações como o maracatu, caboclinho, capoeira, afro e, claro, o frevo. Também haverá interação com os ritmos da Ema e Cobra Encantada”, adianta Marconi Stylebrasil, produtor do grupo.

Fundado em 1977, o Balé Popular do Recife foi um dos primeiros grupos de dança profissional criados em Pernambuco e é, hoje, o mais antigo em constante atuação. A companhia já se apresentou em importantes festivais do Brasil e levou a cultura do Estado para mais de dez países – segundo Marconi- entre eles, Israel, Espanha, Portugal, França, Holanda, Costa do Marfim, Cuba, Canadá e Estados Unidos.

Sobre o convite para a primeira apresentação na sede do maior bloco do mundo, o produtor da companhia não esconde a satisfação: “o que nos deixa mais contentes é ver a preocupação em se manter viva a nossa rica cultura, através de um evento semanal com o que há de melhor na nossa identidade cultural. O Balé Popular do Recife fica muito feliz em poder fazer parte dessa grandiosidade do Galo da Madrugada”, afirma Marconi.

Grupo Som da Terra comanda o show no palco, ao lado de cantores convidados.

Outro grupo com uma longa e bela história que também participa desta edição da Quinta no Galo é o Som da Terra, que completa, ano que vem, 48 anos de história. Donos do Hit “Balança o saco”, lançado no carnaval de 1986 e que rendeu à banda um disco de ouro pela vendagem de 140 mil discos em apenas dois meses – de acordo com informações dos músicos -, os veteranos prometem “ferver” a sede do Galo. “Voltar a fazer essa prévia, pra gente, é motivo de muita alegria e satisfação, por poder rever o público, que, assim como nós, está bastante ávido pela volta do carnaval. A expectativa é imensa de sentir aquela energia que o folião nos passa e que renova nosso espírito de luta pela cultura pernambucana”, frisa Rominho, líder da banda.

Durante o show – que conta, ainda, com a participação dos cantores Gustavo Travassos, Cíntia Barros, Amaury Nascimento e Rogério Rangel – o Som da Terra adianta que irá lançar e gravar o videoclipe da nova música “Xô, Xô Mané”, que fala sobre um tema pra lá de importante no nosso dia a dia: o respeito. “Ela tem trechos como ‘respeite a diferença, peça licença’, ‘não vá contra a maré’, ‘pra quem não sabe brincar, xô xô mané’ e ‘se veio aqui pra brigar, xô xô mané’. Tenho certeza que o público vai gostar bastante”, diz Rominho, que promete, ainda, para a noite um apanhado de tradicionais frevos de bloco, de rua e canção.

Cadastre seu email e fique por dentro das novidades

Comentários